Patrocínio:



 

Circuito Turístico
TERRAS ALTAS DA MANTIQUEIRA



clique no logotipo


APA Mantiqueira (decreto de criação)

Nesta belíssima região do Sul de Minas Gerais, encravada entre sete picos dos mais altos do País, concentram-se as imponentes terras altas da Mantiqueira, um cenário inesquecível em meio à exuberância da floresta tropical da Mata Atlântica e onde as quatro estações do ano se definem bem ao estilo europeu. São montanhas e vales, bosques de araucária entrecortados aqui e ali por lindas cachoeiras e uma flora singular onde se sobressaem bromélias, o popular beijinho, o mandacaru e espécimes de climas quentes e frios convivendo em perfeita harmonia e abrigando uma fauna bem diversificada. Ali, as temperaturas variam entre 5°C negativos e 27°C positivos e as preciosas paisagens se completam com o aconchego das nove cidades que integram o Circuito Terras Altas da Mantiqueira: Alagoa, Delfim Moreira, Itamonte, Itanhandu, Marmelópolis, Passa Quatro, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde e Virgínia.
Próxima dos três maiores centros urbanos brasileiros - São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte -, estas cidades são destinos certos para quem busca lazer, descanso e tranqüilidade num dos maiores complexos ecológicos de Minas e do país.

Vista do Pico do Rachado em Pouso Alto para o Morro do Chapéu em Baependi

Serra da Mantiqueira! Este nome que vem do tupi-guarani significa a "serra que chora", tão cultuada pelos índios em razão das inúmeras cachoeiras de "onde nascem as águas". Em 1674, o bandeirante Fernão Dias começava sua grande aventura por um território desconhecido que seria, no futuro, o Estado de Minas Gerais. E foi através da Serra da Mantiqueira que os caminhos para as minas foram sendo desbravados. Essas primeiras trilhas é que deram origem ao Caminho Velho que, mais tarde, se transformou na Estrada Real.

Atualmente, parte da Serra da Mantiqueira integra a Apa da Mantiqueira, uma região protegida como reserva por ser considerada valiosíssima para a conservação do ecossistema mundial.


Casarão de Pouso Alto e Igreja Matriz (ao fundo)
Belos e sedutores atrativos naturais estão neste circuito. Em Itamonte, os adeptos dos saltos de asa delta encontram a rampa mais alta do Brasil. Lá, também, estão dezenas de cachoeiras, como a da Conquista, do Escorrega, do Campo Redondo, da Fragária e outras. Os rios Aiuruoca e Capivari possuem corredeiras ótimas para a prática de canoagem ou rafiting. Para os que adoram uma boa pescaria, o Rio Aiuruoca oferece a pesca da Truta Arco-íris, que também pode ser praticada em Passa Quatro. Caminhadas ou escaladas radicais podem ser feitas nas Prateleiras do Parque Nacional de Itatiaia ou no Pico Itaguaré, em Passa Quatro, com seus 2.308 m de altitude e onde se tem uma vista fantástica. O acesso ao Parque se dá por Itamonte, município que detém uma porção do mesmo. Em Itanhandú, existe a opção de cavalgadas na Serra do Condado e no Alto das Posses. Na região de Passa Quatro, existem rios e corredeiras como o Rio Verde, o Quilombo, o Poço do Manacá.

Aliás, Passa Quatro é considerada Estância Hidromineral pelas propriedades medicinais de suas fontes, principalmente pela grande concentração de radônio e torônio. A cidade também abriga a Floresta Nacional de Passa Quatro com seus 330 ha de matas nativas e espécimes exóticos. Os visitantes podem percorrer uma trilha de 1.500 m de extensão que dá acesso a atrações do parque como o Horto Florestal, o Museu de História Natural, o Laboratório de Piscicultura, a cachoeira com piscina natural e o lago onde é permitida a pesca.

Os esportes e a compra de artesanatos e queijos - principalmente os tipos minas, parmesão e mussarela - são algumas formas de se associar os passeios locais ao simples prazer de estar nas Terras Altas da Mantiqueira. A canoagem, o bóia cross, o vôo livre, o rapel e as trilhas de moto, jipe ou bike atraem os aficcionados dos esportes radicais. E os que não preferem radicalizar tanto, podem optar pelas caminhadas, pescas esportivas nos rios ou pesque-e-pagues e as relaxantes saunas filandesas com duchas ou piscinas naturais. Opções para nenhum amador colocar defeito.

Circuito Terras Altas da Mantiqueira - um paraíso ecológico no sul das Minas Gerais!

 

Fonte: DESCUBRA MINAS

 



Todo o conteúdo deste site é de livre utilização, tenha a gentileza de citá-lo como fonte de pesquisa.
Obrigada pela visita !!!

 

Desenvolvido por: Joseane Guimarães